20 de ago. de 2011

A sorte está no ar



A sorte está no ar 

Segundo a sabedoria popular algumas surpresas são um anúncio de que a sorte está a favor. Ela dá seus lampejos nas situações inusitadas do dia-a-dia. Descubra agora por que alguns acasos simbolizam bons presságios:


Joaninha na mão 

Quando esse simpático e delicado inseto escolhe seu dedo para pousar, isso quer dizer que você é um afortunado e tem direito a fazer um pedido. A direção em que ela voar indica de onde virá sua sorte, como diz O Livro Ilustrado dos Símbolos. Em inglês, a joaninha é chamada de beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras. Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita.


Beija-flor 

O frágil e lépido beija-flor é tido como símbolo da alegria e prazer. No mito indígena americano, ele é um pássaro fiel, que representa beleza e contentamento. Os deuses Quetzalcoatl (maia) e Huitzelopochtli (asteca) – integrantes da cultura dessas duas civilizações pré-colombianas que dominaram o México até o século 15 –, acreditavam que o beija-flor tinha poderes mágicos, como aponta El Diccionario de Mitos y Leyendas (ed. Equipo Naya). Na cultura popular, se um beija-flor ficar voando sobre sua cabeça, está anunciando a chegada de alguma boa notícia.


Grilos e lagartixas 

Eles representam boa sorte para o lar. O folclore brasileiro ordena que se deixe em paz um grilo que cricrila em nossa casa, pois essa música anuncia dinheiro. Como diz o livro Tradições Populares, não é prudente espantar lagartixas, pois, assim como grudam nas paredes, elas significam a sorte que adere à casa. A lagartixa simboliza ainda a resistência, por sua capacidade de regeneração.

Eu não gosto de lagartixa, mesmo sendo bom presságio prefiro que fiquem bem longe de mim rss... Já os grilos, joaninhas e beija-flor acho encantadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário