30 de jan. de 2017

O 3º Chakra – Plexo Solar (Manipura)

- Imagem: Mandala do Chakra Plexo solar by Ellen Allmye -


O 3º Chakra – Plexo Solar

Seu nome, em sânscrito, é Manipura, que significa “Repleto de Joias”.

Sua cor é o Amarelo ou, em um plano mais sutil, o Dourado.

Seu mantra é RAM

Regido pelo Sol e pelo Elemento Fogo.

Cristais: Citrino, Topázio, Pedra do Sol, pode-se usar, também, a Pirita.

Ele localiza-se na altura do estômago, quatro a seis dedos acima do umbigo, rege nossa Auto Estima, o Ego, o foco, a boa relação consigo mesmo e com os outros, nossa determinação, motivação, atitude, auto controle, brilho, poder pessoal e satisfação.

É, também, um chakra muito utilizado pelos médiuns, em processos de materialização e contatos com seres de outros planos, por ser um centro que armazena energias místicas.

Quando bem equilibrado, ele nos auxilia na conscientização acerca de nosso próprio valor, nos tornando flexíveis, traz a alegria, energia, calor humano, poder.

É o terceiro e último dos três chakras físicos, ele relaciona-se, também, aos ganhos materiais, à nossa forma de lidar com o dinheiro.

Outra particularidade sobre esse centro é a sua capacidade de perceber as tensões, captar as energias de pessoas e locais. Aquela sensação incômoda no estômago, muitas vezes um enjoo, quando estamos em alguns locais, ou diante de algumas pessoas, pode ser uma reação desse chakra à circunstância presente.

Fisicamente, ele rege o sistema digestivo, principalmente, o estômago, bem como o pâncreas.

Em desequilíbrio pode ocasionar estresse, baixa auto estima, incapacidade de lidar com o dinheiro, raiva, arrogância, soberba, personalidade sugestionável e influenciável, falta de determinação, dentre outras disfunções.

Doenças relacionadas a ele: Males que afetam o aparelho digestivo em geral como úlceras, gastrite, doenças que afetam o fígado, diabetes, hipoglicemia, etc.

Para reequilibrá-lo ou mantê-lo equilibrado, pratique atividades como a dança de ritmos mais latinos e cadenciados, como rumba, salsa, flamenco, paso doble, procure fazer caminhadas, pela manhã, sentindo sentindo o contato com o Sol, medite diante de uma vela, use a cor Amarela, procure ingerir alimentos dessa cor e, quando sentir-se irritado, experimente pegar um papel, concentrar toda a sua irritação nele e rasgá-lo.

Mantenha atitudes de estar bem consigo mesmo, de se gostar, de ter consciência do seu poder pessoal, do seu brilho e capacidade. Você É. Você Pode.

Procure, também, meditar, entoando o mantra RAM (pronunciando-o com o “A” aberto: RÁÁÁMMM), enquanto deixa repousar, sobre seu corpo, 4 a 6 dedos acima do umbigo, um dos cristais descritos no começo da postagem. Mentalize saindo de si uma luz  amarelada, girando em sentido horário, ativando esse centro e tornando-o propício a estimular o contato com o mundo material. Potencialize essa meditação mentalizando um imenso e radiante Sol brilhando a partir desse centro e irradiando seu corpo e sua aura por completo, retornando, então, para o Plexo.

Outro mantra recomendado é o OM Srim Namaha, o mantra específico desse chakra. Mentalize-o, ao menos, três vezes ao dia.

Faça isso durante 15 minutos por dia e sinta a diferença!


Fonte: https://lotusdelakshimi.wordpress.com/2012/07/22/o-3o-chakra-plexo-solar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário