7 de set. de 2016

O Lírio e seu significado, simbologia.

Imagem: Mandala do Lírio rosa by Ellen Allmye


Lírios são flores perfeitas para serem oferecidas de presente e também possuem uma importante simbologia de fé, pureza, devoção e amor

Lírios são um dos tipos de flores mais vendidos do mundo. Cultivados em solos férteis e ricos, nascem naturalmente nos campos de regiões mais frias e úmidas da Europa, Ásia e também da América do Norte. Na China, o lírio é cultivado há mais de 3 mil anos. Seu nome científico é Lillium sp, da família das Liliaceaes, e também existem espécies conhecidas como lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta e lírio-vistoso.

Lírios e o amor

Cada cor de lírio possui um significado. Lírios brancos simbolizam pureza e inocência, já lírios azuis fazem uma homenagem à beleza e transmitem segurança, e vermelhos representam a esperança pelo amor. Lírios amarelos significam a amizade que deseja se tornar um romance, e aqueles com pétalas cor de laranja representam profundo fascínio e atração. Já espécies diferentes de flores como os lírios silvestres simbolizam o regresso da felicidade, e lírios do bosque representam zelo e amor ardoroso.

Existia também uma crença de que lírios ajudavam a reconciliar os amantes que haviam se separado. Bastaria um simples pedaço do bulbo da flor, que teria o poder de reaproximar o casal.

Mitologia

Na mitologia romana, seguindo o conselho da deusa da justiça Minerva, a deusa Juno amamentou o ainda bebê Hércules, que tinha sido abandonado em um campo aberto por sua mãe Alcmene. O leite derramado do seio de Juno se espalhou pelo céu formando a Via Láctea e pequenas gotas caíram na terra, transformando-se nos primeiros lírios. Alquimistas medievais utilizavam essas flores na fabricação de perfumes e unguentos secretos, utilizados na defumação de recintos, preparando-os para a realização de rituais místicos.

Fé e devoção

Já no século XVII da era cristã, os lírios eram utilizados na decoração de igrejas para homenagear a Virgem Maria, simbolizando virgindade, pureza e santidade. Nesse caso, das flores eram retirados seus estames e pistilos, os órgãos masculinos e femininos dessa espécie, para tornar as flores verdadeiramente “virgens”. Até os dias de hoje, o lírio possui esse simbolismo, e é ainda bastante utilizado em buquês de noivas, na decoração de cerimônias de casamentos e festas religiosas em geral.

O lírio é visto como uma for sagrada, mencionada em livros sagrados como a Bíblia. É célebre o trecho do evangelho de Mateus em que Jesus declama durante o Sermão da Montanha: “Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles”.

No candomblé e na umbanda, religiões afro-brasileiras, o lírio é a flor oferecida à divindade feminina Oxum, deusa dos rios, cachoeiras e águas doces. Em terreiros e casas de axé de todo o Brasil o Ponto de Oxum é cantado pelos fiéis que entoam os versos “Eu vi mamãe Oxum na cachoeira/ Sentada na beira do rio/ Colhendo lírios, lírios ê/ Colhendo lírios, lírios á / Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá.” Lírios brancos também são as flores que representam Oxalá, o orixá da criação.

Curiosidades sobre os lírios

Você sabia que os lírios, ao lado das rosas, são as flores que possuem o perfume mais inebriante? Isso se deve a feniletilamina, substância que estimula a produção de endorfina no organismo humano, proporcionando uma maravilhosa sensação de tranquilidade e bem-estar.

Quando dissemos que a relação entre lírios e homens já é antiga, não estávamos exagerando. Desenhos de lírios foram encontrados em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, as quais eram dedicadas à Hera. Além disso, havia uma lenda que atribui à flor o poder de reconciliar os amantes. Um pedaço do bulbo teria a capacidade de reaproximar os apaixonados que romperam relações.

Um dos significados, atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno. Quem o batizou assim foram os povos chineses, que o cultivam há mais de 3000 (três mil) anos. Na China, o Lírio, significa fartura e é a flor associada à chegada ao Verão chinês. Em muitas outras partes do mundo, os lírios são considerados os reis das flores.

O lírio é a flor real representada na imagem da flor de lis, símbolo da geração, de prosperidade, e da raça, usado pela nobreza e realeza francesa em seus brasões. Representado como flor de lis, o lírio simboliza poder, soberania, lealdade e honra, simbolizando também a pureza tanto do corpo, como da alma.

Fontes:
http://www.novaflor.com.br
http://blog.giulianaflores.com.br/arranjos-e-flores/lirios-conheca-a-flor-que-representa-a-pureza-e-a-inocencia
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/lirio

 Mandala do Lírio rosa


4 comentários: