10 de set. de 2016

O que é Flor de Lis?

Imagem: Mandala Flor de lis by Ellen Allmye


O que é Flor de Lis:

Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.
A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões.

A palavra "lis" é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão.

A flor-de-lis é o símbolo do movimento escoteiro, escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. No escotismo, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o Norte apontado por uma das pétalas, orienta a direção a ser tomada pelo jovem, sempre para cima.

Alguns estudiosos afirmam que a flor-de-lis teve sua origem na flor-de-lótus do Egito, outros defendem que foi inspirada na alabarda - um ferro de três pontas usado pelos soldados e que também se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas.

É uma figura muito procurada para ser usada em tatuagens corporais por todo o simbolismo associado.

A Flor de Lis é simbolicamente identificada à Íris e ao Lírio, como o fez Mirande Bruce-Mitford no seu livro Signos e Símbolos, informando que Luís VII, o Jovem (1147), teria sido o primeiro dos reis de França a adoptar a íris como seu emblema e a servir-se da mesma para selar as suas cartas-patentes, e como o nome Luís se escrevia na época Loys ou Louis, esse nome teria evoluído de “fleur-de-louis” para “fleur-de-lis” (flor de lis), representando com as três pétalas a Fé, a Sabedoria e o Valor. A verdade, mesmo observando a grande semelhança entre os perfis da íris e da flor de lis, é que o monarca francês apenas adotou o símbolo de grande antiguidade na heráldica de França, pois que ele já aparece em 496 d.C., quando um Anjo apareceu a Clóvis, rei dos Francos, e lhe ofereceu um lírio, acontecimento que concorreu para a sua conversão ao Cristianismo. No ano 1125 a bandeira de França apresentava o seu campo semeado de flores de lis, o mesmo acontecendo com o seu brasão de armas até ao reinado de Carlos V (1364), quando passaram a figurar apenas três. Conta-se que este rei teria adotado oficialmente o símbolo como emblema para honrar a Santíssima Trindade.

Apesar da Flor de Lis estar presente desde a Idade Média durante várias dinastias francesas, historiadores dizem que elas já eram forjadas em antigas moedas assírias e muçulmanas a.C.

Mas o lírio estilizado flor de lis é planta bíblica, anda associada ao pendão do rei David e igualmente à pessoa de Jesus Cristo (“olhai os lírios do campo...”); também aparece no Egito associado à flor de lótus, e igualmente entre os assírios e os muçulmanos. Cedo se torna símbolo de poder e soberania, de Realeza que se faz por investidura Divina o que leva a também simbolizar a pureza do corpo e da alma. Por isto, os antigos reis europeus eram divinos por sagração direta da Divindade na pessoa da Autoridade Sacerdotal, e para o serem teriam, em princípio, que ser justos e perfeitos ou puros, como o foi a Virgem Maria, “Lírio da Anunciação e Submissão” (Ecce Ancila Domine), desta maneira Orago efetivo de todo o Poder Real.

Flor-de-lis na música

A "Flor-de-lis" também é muito reconhecida a nível musical, estando presente em várias músicas. Uma das representações musicais mais famosas é criação do artista brasileiro Djavan.

Flor-de-lis também é o nome de uma cantora gospel brasileira, tendo lançado músicas como "Questiona ou Adora", "Deus no Controle", "Eu Sou Canela de Fogo" e "Fogo e unção".

...........Conclusão............

Sendo símbolo da realeza, do poder, da glória, ou tendo outra simbologia qualquer, o certo é que a Flor de Lis sempre causa impacto nas pessoas, seja pela sua beleza, pela sua delicadeza, seja por sua singularidade ou pela simbologia enraizada na humanidade há milênios, ninguém fica impassível diante de uma Flor de Lis.


Fontes:
https://www.significados.com.br/flor-de-lis
http://solar8.blogspot.com.br/2013/05/flor-de-lis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário