1 de out. de 2016

Fique com quem sabe o que tem, quando a tem!

Imagem: Mandala da Natureza Emocional by Ellen Allmye


Fique com quem sabe o que tem quando a tem

Para a nossa saúde mental, também é muito importante nos rodearmos daqueles que nos respeitam e que nos aceitem com nossas virtudes defeitos, sem tentarmos moldar a nós mesmos de acordo com os caprichos dos outros.

Nem sempre é fácil encontrar o seu lugar neste mundo complexo. E também não é fácil encontrar pessoas que nos complementem, preencham nossos vazios, compartilhem os nossos valores e sejam acompanhantes fiéis ao longo do nosso ciclo vital.

Fique com quem conhece o pior de você e, ainda assim, o ajuda a ser melhor todos os dias. Fique com quem lhe dê motivos para sorrir todas as manhãs quando você abre os olhos, sem medo, sem preocupações nem infelicidade.

Ainda que não pareça simples fazer isso, na realidade, sempre há mais de uma pessoa capaz de iluminar estes momentos de escuridão. Pessoas que sabem o que têm, quando a têm, e não estamos falando apenas de nossos relacionamentos amorosos.

Em nossas vidas, precisamos de amigos, de familiares e companheiros que nos respeitem e nos reconheçam. Além de amarmos a nós mesmos e fomentarmos todo dia a nossa autoestima, também é muito importante contar com uma boa rede social ao seu redor.



Fique com pessoas que sabem o que tem a acrescentar

As pessoas que se resistem a mudar colocam muros em seu próprio crescimento pessoal. Ninguém é um exemplo de virtude absoluta e, se houver algo básico no ser humano é a sua capacidade de se superar, de aprender todos os dias e incorporar novos conhecimentos.

    Deixe que entrem na sua vida pessoas capazes de enriquecê-lo, de guiá-lo em seus passos para favorecer seu próprio crescimento pessoal.

    Para sermos melhores a cada dia, precisamos ser conscientes de nossos erros, de nossas limitações, e isso é algo que só podemos conseguir se formos humildes.

    Fique com quem sabe o que tem, longe de julgá-lo, criticá-lo ou censurá-lo, ofereça um exemplo com a sua própria conduta e sirva de guia para dar respostas aos seus medos, para acalmar as suas ansiedades e caminhar com mais segurança pela vida.



Fique com quem o considera uma “peça” indispensável em seu dia a dia

Certamente você já ouviu falar, em muitas ocasiões, sobre o fato de que “devemos evitar o apego”, ou mais ainda, evitar “precisar” de alguém. Bom, é preciso analisar estes aspectos com um pouco de objetividade, porque se há algo que está claro é que para sermos felizes precisamos de determinadas pessoas.

    É necessário saber diferenciar a necessidade de termos conosco estas pessoas que amamos do desejo de “submetê-las sob a nossa vontade”, limitando a sua liberdade, a sua capacidade de escolha e o seu crescimento pessoal.

    Quem precisa de você também precisa saber respeitá-lo. Você é alguém indispensável na vida de muitas pessoas, mas isso requer, por sua vez, saber respeitar e oferecer um carinho que não sufoque, um carinho que enriqueça.

    Fique com quem demonstre, todos os dias, que você é importante e que, por sua vez, seja capaz de fazê-lo feliz, sem impor, sem controlar e sem desconfiar.



Fique com quem lhe dê luz nos dias escuros

Certamente você também tem, na sua família ou entre os amigos, a clássica pessoa que, quando ouve o seu problema, em vez de ajudar, ressalta seus erros e as falhas que fizeram com que você chegasse a esta situação.

    Há quem, em vez de dar soluções, seja capaz de nos humilhar ainda mais. Isso é algo que devemos evitar. Quando algo vai mal na sua vida, escolha muito bem as pessoas para quem você vai pedir apoio, ou, simplesmente, as pessoas que irão escutar o seu desabafo.

    Há pessoas que irão entender e respeitar. Personalidades que sabem demonstrar abertura e empatia.
    Fique com quem, longe de julgar, mostre proximidade, e seja capaz de se colocar na sua pele e compreender a sua situação.

    Não deixe escapar estas pessoas que têm a capacidade de transmitir calma nos dias escuros, e abrigo quando você se sente só.



Fique com quem lhe oferece um compromisso firme, e cujas emoções não mudem da noite para o dia

Há pessoas para as quais este conceito, chamado de estabilidade, respeito e compromisso não tem muito valor. São perfis que hoje nos demonstram uma explosão de afeto, carinho e respeito, mas amanhã só retribuem com a sua indiferença.

Isso é algo que podemos viver não apenas em nosso relacionamento amoroso, mas também com nossos familiares e amigos. São pessoas que mostram emoções volúveis e que se caracterizam por uma falta de maturidade emocional.

    Ninguém tem o direito de dar, hoje, mil ilusões para amanhã arrancá-las de você como se não tivesse sentimentos. Poderíamos dizer, sem dúvida, que estas são as relações mais destrutivas e tóxicas, e por isso surge a necessidade de limitar o convívio com estas pessoas para que possamos nos proteger.

    Fique com quem demonstre ter uma boa maturidade emocional e seja estável em relação ao seu afeto, sentimentos, e palavras no dia a dia.

    As pessoas precisam de segurança. Por isso devemos nos aproximar de pessoas que não mudem de opinião com tanta facilidade, que ofereçam um compromisso firme e um pacto explícito no qual os projetos se cumprem e as ilusões não se perdem.







Fonte:
http://melhorcomsaude.com/fique-com-quem-sabe-o-que-tem-quando-a-tem/

2 comentários:

  1. Texto muito interessante...mas antes de tudo ....é preciso gostarmos de nós......

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Jorge

    Você tem absoluta razão!
    Quando passamos a nos amar em primeiro lugar, o universo conspira a nosso favor... Tudo começa acontecer naturalmente!

    Obrigada por comentar, volte sempre!

    ResponderExcluir